Este estudo é
resultante de uma prática de iniciação à docência desenvolvida junto ao PIBID
Francês da UFRGS e aplicada à turma de 3ª série noturna do Colégio Júlio de Castilhos.
Com as atividades pibidianas de
ensino e pesquisa da Língua Francesa, faz-se possível uma breve análise acerca de
um tipo de experiência educativa. Isto é, lançando mão do processo de
ensino-aprendizagem como reconstrução e reorganização contínua da experiência,
a língua francesa se torna o que nos atravessa e nos redefine como seres
constituidores de sentido. Pois, neste contexto específico de
ensino-aprendizagem, é o idioma francês que se apodera de nós e nos transforma
a cada vez. Com isso, é possível constatar em que medida ensinantes e
aprendentes do francês ─ afetados por um movimento comum de “ex-posição” em
meio à língua ─ reconstroem, reorganizam, redefinem a si mesmos e ao mundo na
mesma proporção em que dele se apropriam. Nesse sentido, a experiência do PIBIB
Francês é, a um só tempo, formação e transformação de seus envolvidos.
Palavras-chave:
PIBID. FLE. Ensino-aprendizagem. Experiência.
Comunicação apresentada no evento:
Seminário Internacional Prodocência UFFRGS
Colóquio Nacional Pibid UFRGS
X Seminário Institucional do PIBID UFRGS
8 de novembro de 2014
DOCÊNCIA COLABORATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE
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