sábado, 8 de novembro de 2014

Iniciação à docência: uma experiência de reconstrução por meio da Língua Francesa



Este estudo é resultante de uma prática de iniciação à docência desenvolvida junto ao PIBID Francês da UFRGS e aplicada à turma de 3ª série noturna do Colégio Júlio de Castilhos. Com as atividades pibidianas de ensino e pesquisa da Língua Francesa, faz-se possível uma breve análise acerca de um tipo de experiência educativa. Isto é, lançando mão do processo de ensino-aprendizagem como reconstrução e reorganização contínua da experiência, a língua francesa se torna o que nos atravessa e nos redefine como seres constituidores de sentido. Pois, neste contexto específico de ensino-aprendizagem, é o idioma francês que se apodera de nós e nos transforma a cada vez. Com isso, é possível constatar em que medida ensinantes e aprendentes do francês ─ afetados por um movimento comum de “ex-posição” em meio à língua ─ reconstroem, reorganizam, redefinem a si mesmos e ao mundo na mesma proporção em que dele se apropriam. Nesse sentido, a experiência do PIBIB Francês é, a um só tempo, formação e transformação de seus envolvidos.

Palavras-chave: PIBID. FLE. Ensino-aprendizagem. Experiência. 

Comunicação apresentada no evento:
Seminário Internacional Prodocência UFFRGS
Colóquio Nacional Pibid UFRGS
X Seminário Institucional do PIBID UFRGS
8 de novembro de 2014
DOCÊNCIA COLABORATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário