A partir da edição que tem agora em mãos, o Feedback100% passa a contar mensalmente com a colaboração de dois novos colunistas. São do Brasil e um jovem casal que, tal como nós, vive e respira artes e cultura em geral.
Letícia Testa é brasileira nascida em Porto Alegre (cidade de fundação Açoriana e capital do Estado do Rio Grande do Sul). É bailarina de formação, actuando em grupos de dança contemporânea no Brasil e participou em cursos e encontros internacionais em Havana, Cuba e Lisboa. Actualmente é parecerista credenciada do Ministério da Cultura brasileiro, nas áreas de Artes Cénicas: Dança; Performance de Artes Cénicas e Humanidades: Eventos de reflexão, crítica e pensamento cultural; Filosofia.
Máximo Lamela é uruguaio nascido em Montevidéu (capital do Uruguai). É licenciado em Ciências Sociais, Mestre em Literatura e Mestrando em Educação. Actua no sector cultural há mais de 10 anos, prestando consultoria e assessoria a projectos culturais. Actualmente é bolsista do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e parecerista credenciado do Ministério da Cultura brasileiro, nas áreas de Artes Visuais, Novos Meios e Transversalidade da Cultura, Cultura e Educação. Além de ser consultor parecerista de revistas académicas como a REA, Revista Espaço Acadêmico e a Urutágua.
Desde 2005, trabalham juntos no que chamam Bureau de Investigação CãoAmarelo.
Alguns dos trabalhos realizados juntos ou separadamente podem ser consultados no site www.caoamarelo.com.
O Feedback100% foi conhecer de perto este projecto conjunto e deixa-lhe aqui as impressões recolhidas pela nossa colaboradora Cristina Oliveira.
Feedback100% - Quem é o CãoAmarelo?
CãoAmarelo - Poderíamos dizer que o CãoAmarelo passa a surgir em determinado momento, mas esse momento parece não se dar a ver, a não ser pela efetuação de tarefas por ele assumidas. Então, para falar do CãoAmarelo, teremos de circunscreve-lo a certas atividades sem nunca estar falando dele mesmo. Ainda assim, ao falar nisso, seremos atacados por certo anacronismo deliberado, toda e qualquer cronologia seria uma invenção que não nos cabe. Pois, então, comecemos: desde já, o CãoAmarelo é um Bureau de Investigação do tipo detetivesco, talvez. As atividades a ele concernentes são atravessadas pelas nossas atividades, tudo isso para dizer que o CãoAmarelo não passa de uma invenção para impessoalizar aquilo que fazemos. Diluir nossos nomes numa espécie de jargão do tipo institucional, sem chegar a ser uma instituição.
Feedback100% - E como funciona isso?
Cão Amarelo - De fato é isso mesmo, criamos funções para o CãoAmarelo, ou seja, fazemos com que, de algum modo, funcione. Na medida de nossas necessidades projetamos essa maquinaria não-institucional para funcionar, por exemplo, em 2006, organizamos um curso: Relação entre pensamento, linguagem e mundo, adaptamos o espaço onde ele ocorreu e chamamos um amigo, Doutor em filosofia para assumir certa preleção, e, o que queríamos, era fazer da atividade de pesquisa, a respeito do tema escolhido, uma cena de estudo desburocratizada, informal e entre amigos. No entanto, formalizamos a empreitada, firmamos parceria com uma instituição para poder fornecer os certificados e a cena aconteceu. Depois, por meio da mesma instituição, participamos de um edital com um projeto específico
chamado: Marafona: força criadora do desaparecimento, o mesmo foi galardoado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2006. Desse projeto surgiram outras cenas visíveis, efetuações de nossas atividades projetadas. Um vídeo, que foi exibido em Lisboa, Barcelona, Porto Alegre, Florianópolis, Buenos Aires; uma publicação organizando 10 ensaios tendo a Dança como fundo; uma performance e uma exposição. Essas atividades aconteceram entre março de 2007 e abril de 2008. Ainda em 2008, trabalhamos num pequeno ensaio fotográfico que chamamos Magda y su vida. Mas, o Bureau funciona, assim com esse nome, desde 2005, estamos, sempre, provocando algo como: contra-efetuações, inoperâncias que nos lançam a novos projetos e o CãoAmarelo passa a ser vitrine e motivo para a atualização de nossos interesses.
Feedback100% - O que o CãoAmarelo investiga?
CãoAmarelo - Elegemos a multiplicidade, mas nossos limites nos mantêm em certa geografia de atuação. Como o CãoAmarelo funciona como um mata-borrão de nós mesmos devemos falar de nós. Letícia Testa atua no que poderíamos denominar “dança e pensamento”, sua produção textual versa sobre esses temas que tem a filosofia e a dança como formas de expressão para a atenção de seu pensar. Máximo Lamela Adó mistura vários códigos, faz das áreas em que atuou ou atua atravessarem o seu fazer que, atualmente, está na pesquisa de uma escritura de expressão literária voltada para Cultura e Educação.
Feedback100% - Qual a importância e expectativa da participação brasileira através do trabalho dos senhores e do CãoAmarelo, para um periódico como Feedback100%, com sede no arquipélago dos Açores?
CãoAmarelo - Para nós a importância está, primeiramente, na significativa oportunidade de intercâmbio entre Brasil e Região Autônoma dos Açores. Atualmente residimos no Estado mais ao sul do Brasil, na cidade de Porto Alegre, metrópole com 4.113.230 habitantes, fundada, no séc XVIII por Açorianos. Nossa expectativa está não só na projeção de nossos trabalhos de pesquisa, tendo Cultura e Pensamento como foco central, mas, também, no estreitamento das relações, que já são estreitas por constituição. Nosso intuito é realçar os vínculos Açorianos que aqui temos e, também, dentro do possível, do país vizinho o Uruguai, uma vez que Máximo é uruguaio.
Publicado em: Feedback 100% - Ano: II, Nº 21/junho – 2010, p. 19.
Jornal Cultural Feedback 100% online – www.jornalfeedback.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário